segunda-feira, 5 de abril de 2010

Páscoa!


Haha. A Páscoa.

Bom, de acordo com a Wikipedia "A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes." E olha que eu fui pra catequese e colégio católico. Mas enfim, pra mim, Páscoa é uma época do ano em que a família se reunia e as crianças brincavam e se descabelavam pra conseguir o ovo maior - apesar de que os pais e avós eram sempre bem cuidadosos pra nos dar o ovo maior depois que a gente já estivesse sozinhos - sem as outras crianças pra ficar esfregando na nossa cara: "Olha só! meu ovo é maior que o seu!!" Mas enfim, era uma coisa assim muito cheia de chocolate.

E era uma delícia!!

Hoje, eu passei uma Páscoa que pela primeira vez não foi só longe da minha família e da cultura em que aquela família criou a minha volta, mas foi dentro da minha casa, que eu criei com alguém que não nasceu comigo ou perto de mim. Eu já tive outras Páscoas longe dos meus pais, longe das minhas primas, longe de avós e eventos que me levavam de volta à parte legal de ser criança durante a Páscoa. Mas hoje foi extremamente interessante. Olhando pelo lado bem "feliz" e otimista da minha vida - tendo em vista que morar com a própria família já é meio doloroso e morar com a família dos outros é ainda mais - esta Páscoa foi 1/3 mágica, 1/3 criança, 1/3 adulta responsável.

Gente, eu SEGUI uma receita!!! Assim, como vocês sabem, meus recursos na cozinha se limitam a uma panela elétrica de fazer arroz... Mas ainda assim, eu fiz o máximo que eu pude pra fazer o que a receita mandava... UHU!!! Vou dividir a receita com vocês num próximo post. Isso foi mágico.

Enfim, eu cozinhei. Peguei uma receita com um amigo no Facebook e decidi que faria aquela receita. Compramos os ingredientes - que não me custaram mais do que 5$ - e fiz uma receita pra Páscoa. Mas, é sério. Era uma receita, pra um dia que eu quero manter parte da minha nova vida seja pelo motivo que for, num mundo que eu estou criando com alguém que eu amo. Eu sinto que cresci um pouquinho mais.

E pra completar, e falar da criança na minha Páscoa, eu usei uma fantasia de diabinha que a gente comprou pro Halloween do ano passado e usei com cara de coelhinho. Sério. Eu pus o arco na cabeça com os chifrinhos - que infelizmente a minha sobrinha mais nova que aparentemente e infelizmente não tem muita criatividade, não quis aceitar que eram pra ser orelhas "de mentirinha" - e os pompons que ficavam ao redor dos chifrinhos eu modifiquei e fiz um pompom pra ser meu rabinho. Fiz uma maquiagem - que ficou fofa! - com dentinhos e bigodinho e narizinho vermelho... Confesso que fiz a maquiagem pra ver se iluminava meu dia porque meu terapeuta cancelou  - ou de acordo com as palavras dele, "estava só confirmando que eu já sabia que a clínica estaria fechada porque era Páscoa" - e isso me deixou muito triste e estressada. Mas essa é uma história pra depois.

Bom, decidi que vou postar a receita neste mesmo post. E já vou logo avisando: é rápida, prática, barata e saudável. Não tem como errar. Uma dica que eu nunca descobri até morar com alguém que cozinhava e estava disposta a me ensinar e é MUITO útil é: LEIA A RECEITA INTEIRINHA ANTES DE COMEÇAR. Assim você decide o que você precisa fazer primeiro e o que pode esperar. Eu vou tentar escrever de acordo com a ordem, mas ainda assim, leia a receita todinha antes de começar. :)

Sopa Marroquina de Cenoura

Bom, pra começar, pique uma cebola branca grande. Na verdade você quer 2 xícaras de cebolas picadas. Depois descasque as cenouras e corte-as em rodelas. 

Aqui nos EUA tem caldo de galinha líquido em caixa como vocês tem o leite aí. Mas como é caro e eu achei um caldo Knorr à venda baratinho, eu fiz o meu próprio caldo de galinha. Segundo a embalagem, pra cada cubinho você vai precisar de 2 xícaras de água. (É mais fácil jogar o cubinho num pote com a água e pôr no microondas por uns 3 ou 4 minutos e mexer até ele derreter todo - depende da potência do seu microondas). Pra esta receita você vai precisar de 5 xícaras de água e 2 1/2 cubos.

Agora liga o fogo (médio) e põe lá 2 colheres de sopa de manteiga numa panela grande e deixe derreter. Tem que ficar de olho pra manteiga não ficar marrom. ;) Depois joga lá toda a cebola e deixa dourar - comigo levou uns 3 minutos.

Depois que a cebola está dourada você joga as rodelas de cenoura e adiciona caldo de galinha. Aumenta o fogo e deixa ferver. Depois que a água ferveu, abaixe o fogo de novo pra médio e deixa a sopinha lá cozinhando por 20 minutos - ou até as rodelas de cenoura ficarem "naquele" ponto: mole, mas inteirinhas.

Ok. Tira tudo do fogo e vai pondo aos poucos no liquidificador. Dica de quem já fez a sopa é: deixa esfriar por um tempo. Bom, bate um pouco, separa numa vasilha, bate mais outro pouco e põe lá com o que já foi batido e assim vai até acabar. Volta com a cenoura batida pra mesma panela. Põe de volta no fogo médio. 

Bom, nesse momento você vai adicionar o restante dos ingredientes e você nem precisa deixar no fogo por muito mais tempo do que o necessário pra arrumar os próximos ingredientes. 

Você vai misturar com a sopa 2 colheres de sobremesa de suco fresco de lima. LIMA, não limão. 2 colheres de sopa de mel. 3 colheres de sobremesa de cominho. 1 colher de sopa daqueles temperos pra frango de sua preferência. Sal e pimenta a gosto. E pronto. No tempo que você corta a lima e espreme, mede todos os ingredientes e os mistura lá na sopa tudo já está encaminhado e já passou o tempo necessário pra fazer suas mágicas na sopa. 

Pronto! Dá uns 4 pratos de sopa. Na verdade, essa receita eu dobrei por dois motivos:  
1. A família aqui é muito maior do que 4 tijelinhas pequenas de sopa.
2. Eu nunca, em 23 anos da minha vida no Brasil, tomei um pouquinho de sopa na minha própria casa. Os pratos fundos, pra sopa, normalmente são do tamanho de um prato raso normal. Então eu imaginei que pra uma família de 4 pessoas por aí que comem sopa como eu comia, eu precisaria dobrar a receita.  






 Agora arruma 1 xícara de iogurte natural e põe uma colher de sobremesa sobre o seu prato. Aqui tem uma foto da *minha* sopa. Só pra ficar bonitinho. ;)








Espero que vocês gostem e aproveitem. E por favor, se alguém fizer a receita, comenta? 
Beijo!!

Um comentário:

Amanda disse...

Ficou LINDA!!!!!!

Amei o jeito q vc colocou o iogurte! (artista né... hahhaha). E confesso q fiquei curiosíssima imaginando o gosto que dá esse tanto de coisa diferente misturada!

Agora o melhor foi imaginar vc comendo fantasiada de "coelhinha do demo"... HAHAHAHHAAH

Feliz páscoa atrasa amiga!

Beijos